Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Após séries de assaltos em Imbé e Xangri-lá trio é detido pela BM

Após séries de assaltos em Imbé e Xangri-lá trio é detido pela BM

Neste sábado (09) a Brigada Militar prendeu os criminosos que realizaram uma série de assaltos a mercados no Litoral Norte, mais especificamente em Imbé (Balneário Mariluz) e Xangri-lá (Balneário Rainha do Mar). Os assaltos começaram logo pela manhã, quando o trio assaltou a mão armada um minimercado em Mariluz. Eles tinha o apoio de uma automóvel preto para efetuar os delitos. A BM foi acionada e iniciou as buscas aos suspeitos.
A polícia contou com a ajuda de imagens obtidas por câmeras de seguranças dos estabelecimentos assaltados para identificar os criminosos, incluindo o modelo, a cor e a placa do veículo usado por eles. Não tardou para a polícia encontrar e prender os homens, o que aconteceu à tarde, no Bairro Remanso em Xangri-lá. Mais cedo os criminosos haviam assaltado um mercado nesse balneário.

Inicialmente a Brigada Militar localizou apenas dois homens, um deles adolescente, que estavam à pé. Com eles os soldados encontraram celulares, dinheiro, um carregador de pistola 9mm e munições de uso restrito das Forças Armadas. Após ser interrogado um dos criminosos confessou os crimes realizados durante o dia e ajudou a polícia a localizar o terceiro assaltante, bem como objetos roubados e o carro usado nos crimes.

O terceiro suspeito estava escondido em uma casa em Xangri-Lá. Com ele foram encontrados 34 carteiras de cigarro e um revólver calibre 38, além de quatro munições no bolso. No local os policiais também se depararam com  um carregador de pistola calibre 380. Após a prisão os homens (de 19 anos) e o adolescente foram encaminhados para o Posto Médico da cidade e depois levados para o registro de flagrante na Delegacia de Polícia.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé