Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Prefeito de Imbé rebate vereador sobre gastos com diárias

Prefeito de Imbé rebate vereador sobre gastos com diárias

O atual prefeito de Imbé, Pierre Emerin, veio a público rebater as acusações de um vereador da oposição que divulgou que o município de gatar R$ 224 mil com diárias no mês de agosto. O chefe do executivo municipal usou suas redes sociais para se defender. Ele começou afirmando que a "oposição política é fundamental para que uma gestão caminhe bem". No entanto, Pierre afirmou que se sente triste, pois, segundo ele: "(...) temos em Imbé uma oposição que propaga mentiras e induz a população ao erro, cometendo injustiças."

Em relação aos gastos apontados pelo vereador em questão, e obtidos através do Portal da Transparência da Prefeitura, o valor divulgado não está correto. Mais ainda, o prefeito de Imbé afirmou em seu post que o vereador equivocou-se maldosamente. Segundo o prefeito, o valor divulgado refere-se aos gastos do município com diárias durante o período de janeiro a agosto e não somente de agosto, como foi divulgado.

Na verdade, o valor correto seria de R$ 33 mil. Ainda segundo o chefe do executivo da cidade, o valor corresponde a diversos gastos com "motoristas que transportam pacientes para consultas em diversas cidades do Estado, servidores que realizam capacitação dentro da sua área para ampliar o atendimento aos contribuintes e agentes políticos que participam de reuniões com órgãos da administração estadual e federal em busca de recursos para o município e, consequentemente, melhorias para a comunidade."

O prefeito ainda usou a internet para dizer que os cidadãos podem acessar o "Portal da Transparência" do município para conferir os valores corretos. Prefeito também afirmou que espera um pedido de desculpas do vereador à comunidade e "sua retratação diante da mentira publicada".

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé