Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Novo ciclone deve atingir o RS nesta semana

A Metsul Meteorologia alertou para a possibilidade de um novo ciclone atingir o estado do Rio Grande do Sul esta semana. A previsão é de que o tempo permaneça firme até o dia 5 de julho. À medida que o fim de semana se aproxima, porém, haverá a formação de nevoeiro, neblina e nuvens baixas.

Se as previsões se confirmarem, as condições climáticas favorecerão o surgimento de um novo ciclone entre os dias 7 e 8 de julho (sábado e domingo). Isso exigirá atenção por parte das autoridades e da Defesa Civil, principalmente nas regiões atingidas pela tempestade no mês de junho.

Existe a possibilidade de grandes volumes de chuva em muitas cidade do estado. Isso pode ocasionar diversos transtornos como inundações, alagamentos e falta de luz. No entanto, a intensidade do fenômeno deve ser bem menor que o registrado anteriormente. Apesar da possiblidade de chuva forte entre a madrugada de sábado (7), e manhã de domingo (8), o tempo deverá melhorar ao longo do dia.

A precipitação virá acompanhada de uma frente fria, o que deve fazer as temperaturas caírem na região metropolitana, serra e litoral RS. Já o vento deve ter intensidade moderada, sendo mais forte em alto mar, não passando de 70 km/h.

O Metsul divulgou que um fenômeno chamado Oscilação Antártica (um índice de variabilidade relacionado ao cinturão de vento e de baixas pressões ao redor da Antártida) é o responsável por  a formação de ciclones no hemisfério sul no mês de julho.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé