Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

BRIGADA MILITAR | NOTA OFICIAL SOBRE OCORRÊNCIA ENVOLVENDO AÇÃO DE PM E ÓBITO DE UM HOMEM EM TRAMANDAÍ

A Brigada Militar emitiu uma NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO sobre o caso de óbito ocorrido em Tramandaí no final de semana. Segundo informações da imprensa, um homem em surto psicótico teria tentado agredir os socorristas do SAMU durante o atendimento na noite de sábado no bairro Francisco. Estes, solicitaram então apoio da Brigada Militar. Durante a abordagem o homem de 29 anos teria tentado retirar a arma do coldre do soldado e acabou alvejado na perna e no abdômen. Socorrido, ele acabou falecendo no Hospital de Tramandaí. Confira a nota na íntegra:

 

"2°BATALHÃO DE POLICIAMENTO DE ÁREAS TURÍSTICAS DA BRIGADA MILITAR

NOTA OFICIAL SOBRE OCORRÊNCIA ENVOLVENDO AÇÃO DE PM E ÓBITO DE UM HOMEM EM TRAMANDAÍ

 

A Brigada Militar informa que está apurando as circunstâncias da ocorrência em Tramandaí, no bairro São Francisco II, ao fim da noite do sábado (02/09), que resultou no óbito de um homem de 29 anos, e presta solidariedade à família e amigos.

O apoio da Brigada Militar foi solicitado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para acompanhamento no chamado de um possível caso de surto psicótico e uma guarnição com dois policiais militares foi despachada. No local, o homem que necessitaria do atendimento do SAMU, estava em frente à residência do endereço informado. Um primeiro contato foi realizado com o indivíduo por integrante do SAMU e o homem teria tentado investir contra ele, havendo intervenção verbal de um dos policiais militares para tranquilizar a situação. O indivíduo em questão e um outro homem teriam investido contra o policial, que fez uso de armamento de dispositivo elétrico incapacitante (Spark), sem resultar na esperada contenção.

Em seguida, o homem teria segurado o policial, tentando retirar a sua arma de fogo do coldre. O soldado, ao tentar se desvencilhar do homem, acabou fazendo uso da arma de fogo com disparos na perna do indivíduo, que insistia em investir contra o policial militar. No confronto, ocorreu outro disparo, atingindo o abdômen do indivíduo, atendido pelo SAMU e conduzido a hospital, mas que acabou chegando a óbito.

A Brigada Militar reforça que seu efetivo é constantemente treinado para uso correto das técnicas de atuação policial e obediência aos preceitos éticos de seus servidores e o 2° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2°BPAT) está tomando as providências cabíveis para instaurar Inquérito Policial Militar (IPM), a fim de apurar os fatos em questão.

Quartel em Capão da Canoa, RS, 03 de setembro de 2023."

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé