Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

5 imagens para relembrar a Tramandaí de antigamente

Há décadas a cidade de Tramandaí é o destino de turistas e veranistas que buscam descanso e lazer. Durante o verão a "Capital das praias" recebe pessoas de várias partes do RS, principalmente de Porto Alegre e região metropolitana. Tem sido assim dede 1890, época em que a antiga "Paragem das conchas" passou a ser escolhida como uma estação de banho. Por conta disso, a população da cidade aumenta consideravelmente na alta temporada.

Atualmente Tramandaí tem uma população fixa de pouco mais de 54 mil moradores. Mas esse número pode ser multiplicado por 10 nos meses de dezembro a março. Muita gente costuma passar o verão no litoral norte há décadas e, por isso, acompanhou o crescimento da cidade. O sentimento de nostalgia está sempre presente. E, para ajudar algumas pessoas a relembrar o passado, separamos algumas imagens que mostram como Tramandaí era antigamente.

Confira abaixo:

1. A foto acima, publicada pela Câmara de vereadores de Tramandaí, mostra a antiga ponte da Sardinha entre Tramandaí e Imbé.

2. A imagem acima mostra Tramandaí vista pelo lado de Imbé. Vê-se a ponte Guiseppe Garibladi e o Rio Tramandaí. Embora a legenda mostre 2012, parece que é bem antes.

3. Antigo Cine Coimbra em Tramandaí onde hoje está localizada as Lojas Colombo.

4. Vista aérea da cidade de Tramandaí nos anos 70.

5. Foto que mostra a ponte Guiseppe Garibaldi ainda em madeira, entre municípios de Tramandaí e Imbé nos anos de 1920.

 

Bônus:

Uma foto do Gigantinho de Tramandaí nos anos 70.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé