Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Prefeitos de Imbé e Tramandaí participam de reunião para tratar da rescisão do contrato com a fundação que administra o Hospital Tramandaí

O Prefeito de Tramandaí Luiz Carlos Gauto e o Prefeito de Imbé Ique Vedovato, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (12/04), com o Governador em Exercício Gabriel Souza e com a Secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann. 

O encontro aconteceu no Palácio Piratini em Porto Alegre e teve como objetivo o encaminhamento da rescisão do contrato com a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, responsável pela administração do Hospital Tramandaí desde o ano de 2011. 

Com a rescisão, o Governo do Estado projeta efetuar uma contratação emergencial de uma nova instituição para gerir o Hospital, que também é referência para outros municípios do Litoral Norte.

Nos próximos dias será divulgado o edital de chamamento público para contratação de nova empresa que administrará o hospital Tramandaí. Após o período da contratação emergencial, será divulgado um novo edital para contratação definitiva.

O Governador em exercício, Gabriel Souza, explica que o objetivo é a reabertura do Centro Obstétrico e a normalização dos pagamentos dos servidores e fornecedores. Nenhum serviço será suspenso durante o período. 

“Queremos agradecer ao Governador em Exercício Gabriel Souza pela rápida ação na busca pela resolução desse problema. Destacamos que todo o processo será realizado de maneira transparente e o município de Tramandaí estará auxiliando nesta retomada”, disse o Prefeito Luiz Carlos Gauto. 

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Imbé, Regis Cacetinho e o vereador de Tramandaí Juarez Marques.

✍️ Texto: Alanna Hanna (ASCOM)

📷 Foto/imagem: Divulgação

📝 Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)

📰 Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé