Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Militares do Exército resgatam bebê de 1 ano no Vale do Taquari

Militares do Exército resgatam bebê de 1 ano no Vale do Taquari

Os militares do Exército Brasileiro realizaram um resgate emocionante na tarde desta sexta-feira (3) no Vale do Taquari durante a Operação Taquari 2. A ação de salvamento ocorreu em uma localidade entre as cidades de Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul, na região de Lajeado. O resgate emocionante foi realizado pelo segundo sargento Andrwis Victor Nunes após uma família ser avistada se refugiando no telhado de uma casa cercada pelas águas.

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

O helicóptero pilotado pelo capitão Marlon de Souza Muniz aproximou-se da casa e constatou que além de adultos, havia um bebê, uma menina de apenas 1 ano de idade. A missão de salvamento foi muito perigosa. Havia o receio por parte dos militares de que o vento gerado pela aeronave pudesse provocar a queda da família ou arremessar telhas em direção à eles. Foi muito complicado chegar até as vítimas, relataram os militares. A manobra exigiu habilidade do piloto por conta de fios e árvores e outros obstáculos na região, que era de difícil acesso. 

O terceiro sargento Lucas Ferreira Leite teve de andar sobre o telhado liso e pisar em ripas tomando muito cuidado. O primeiro integrante da família a ser resgatado foi o bebê, que acabou no colo do coronel Leandro Assumpção, copiloto da aeronave. Em seguida, a equipe tratou de resgatar a mãe da menina. Depois, foi a vez de resgatar a avó da menina. 

O salvamento da idosa foi bastante complicado. A aeronave conseguiu aproximar-se o suficiente da mulher. O militar terceiro sargento Lucas Ferreira Leite teve de convencê-la a caminhar sobre o telhado da casa para chegar até o helicóptero do exército, pois ela não queria deixar o local. Finalmente, após colocar a mulher em segurança, ele ainda ajudou a resgatar outras duas pessoas.

Toda a ação foi filmada pela câmera no capacete do 3º sargento Lucas e pode ser conferida na página oficial do Exército Brasileiro. Na postagem, a instituição escreveu:

"As ações de resgate da nossa Aviação do Exército na Operação TAQUARI 2 prosseguem, superando todas as adversidades e buscando incansavelmente amenizar o sofrimento da população gaúcha.

A imagem desse resgate em Lajeado, realizado pelo 2º Batalhão de Aviação do Exército, Batalhão Casimiro Montenegro Filho, Unidade Operacional da Aviação do Exército, mostra a dificuldade e a complexidade das operações de salvamento.

Porém, a esperança, a resistência e a coragem dos gaúchos nos motivam a prosseguir trabalhando, somando esforços para amenizar as consequências de uma das maiores tragédias naturais de nossa história."

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé