Destaque
Nível do Rio Guaíba chega a 5,04 metros na manhã deste sábado. Veja fotos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Pra quem não viveu e/ou não leu ainda sobre a cheia histórica de 1941, a 83 anos atrás Porto Alegre passou por essa mesma situação, onde ambas cheias, inclusive, ocorreram no mês de maio.
Em 1941 foram 24 dias de chuva com acumulados de mais de 870 milímetros de água mas com uma subida do nível de forma gradual, ou seja, mais lenta.
Essa que estamos presenciando agora, elevou o nível de forma abrupta chegando neste sábado, 04/05, a 5,04 metros acima do nível. A média esperada para o Estado em abril, normalmente é de 160 mm, mas especialistas já afirmam que se continuar a chover nos próximos dias passará os 800 mm podendo superar também a chuva de 1941.
Fica a reflexão para todos os leitores deste texto, de que a ação "antrópica" nos mostra sem dó nem piedade que a natureza é cíclica e pode repetir adventos climáticos de tempos em tempos, mas nossas ações, a mão humana, o desequilíbrio que causamos, trás também de tempos em tempos, uma piora expressiva no resultado final.
LEIA TAMBÉM
Saiba como está a situação de Tramandaí e como ajudar quem mais precisa no Estado.
Precisamos com extrema URGÊNCIA, repensar nossos hábitos e, exigir dos governantes o estudo de soluções para mitigar este impacto desenfreado que a busca pela dita EVOLUÇÃO está retornando em consequências negativas para a vida humana. Evoluir, também e dar um passo atrás e recomeçar com sapiência.
Pensar no PRESENTE sem agredir o planeta, é assegurar um futuro sem desastres para as gerações seguintes, desastres estes que estão cada vez mais mortais e nos dando a certeza de que do amanhã, NADA SABEMOS.
A HORA É AGORA, NÃO EXISTE PLANETA "B"
FORÇA QUERÊNCIA AMADA!
Texto: @ton.ecoimbe ~ | Cleverton da Silva
Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES
Confira algumas fotos do centro de Porto Alegre depois das chuvas:
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário