Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Retorno das chuvas terá acumulado de até 200mm nos próximos dias no RS


A Defesa Civil do Estado e a Sala de Situação monitoram o avanço de uma frente fria que vai trazer chuvas ao RS entre 15 e 18 de junho.

No sábado (15), as instabilidades predominam sobre grande parte do RS, com chuvas moderadas a fortes e descargas elétricas. Há risco de eventual queda de granizo e rajadas de vento em áreas da Campanha, Sul, Missões e Centro. Os acumulados variam entre 20mm/dia e 30 mm/dia, e podem chegar a 50 mm/dia no Oeste, Centro, Campanha e Sul.

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

No domingo (16), as chuvas serão intensas sobre as Missões, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana, Costa Doce, Litoral Médio e Norte e Serra. Os volumes variam entre 40mm/dia e 70 mm/dia, e devem passar pontualmente dos 110 mm/dia nas Missões, Centro, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte, com condição de ventos pontualmente fortes.

A Sala de Situação do Estado segue monitorando as condições hidrometeorológicas para a próxima semana. A Defesa Civil já articula com as prefeituras a adoção de medidas preventivas, especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que demandem manutenção e limpeza em razão dos eventos meteorológicos anteriores. Também pode ocorrer lenta elevação de rios principais, além de alagamentos pontuais.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé