Auxílio emergencial: mais duas parcelas serão liberadas

O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira (30) a prorrogação do Auxílio Emergencial. A novidade foi anunciada em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, pelo o ministro da Economia, Paulo Guedes. Duas novas parcelas estão previstas.

Auxílio emergencial: mais duas parcelas serão liberadas


Um dos efeitos negativos da pandemia causada pelo novo coronavírus foi a perda da renda para milhares de trabalhadores e empreendedores brasileiros. A quarentena imposta por prefeitos e governadores levou ao fechamento de comércios, serviços e indústrias. Por conta disso o congresso criou o Auxílio Emergencial, que foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Milhões de brasileiros conseguiram ter acesso ao benefício no valor de até R$ 1.200 dividido em três parcelas. No entanto, a falta de perspectiva em relação ao coronavírus, fez com que deputados e senadores discutissem a possibilidade de prorrogar o Auxílio Emergencial.

Inicialmente o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido) era contra a proposta de estender o benefício e anunciou que aceitaria fazer isso desde que o valor recebido fosse menor. Mas, diante da resistência do Congresso em aceitar seus termos, ele acabou cedendo.

Para alterar o valor recebido pelos trabalhadores o presidente precisaria alterar a lei que criou o benefício. No entanto, isso poderia levar a um confronto entre o poder executivo e o legislativo federal. Temendo esse desgaste, Bolsonaro decidiu manter os mesmos R$ 600 e promoverá a prorrogação do Auxílio Emergencial através de um decreto.

O pagamento ficará, claro, a cargo da Caixa e os detalhes sobre como serão feitos os saques das novas parcelas do Auxílio Emergencial ainda não foi definido. Um novo calendário deverá ser elaborado e divulgado nos próximos dias pela instituição financeira.


Postar um comentário

0 Comentários