Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Destaque em concursos, escritor de Imbé é selecionado para glossário poético

Destaque em concursos, escritor de Imbé é selecionado para glossário poético

O escritor Maximiliano da Rosa foi selecionado para participar do projeto "Dicionário do Profundo" da editora "Ao Vento Editorial" cujo objetivo é a criação de um glossário poético de palavras e conceitos relacionados a significados de profundidade simbólica e sentimental. Foram mais de 150 inscritos e mais de 370 texto. O autor gaúcho integrará a antologia literária com três palavras: Tempo, Palavra e Luto.

De acordo com a editora trata-se de "uma profunda entrega à poesia e a coragem de desvendar a zona afótica dentro de cada um de nós. Lindo. Potente. Visceral." Os textos selecionado farão parte de um livro que será publicado em breve em formato digital. A editora também fará uma campanha de financiamento coletivo para a publicação da versão física do livro.

Além da participação no projeto, o escritor Maximiliano da Rosa, que é natural de Novo Hamburgo, mas reside em Imbé, foi destaque no "I Concurso Literário Escryba". Ele ficou em 10º lugar no júri popular e 2º no técnico com o conto "Uma Canção para Úrsula". Logo, ele os demais classificados terão os contos publicados numa antologia editada pela Escryba Ebooks. Ainda em 2021, o autor ficou entre os finalistas de um concurso de poesias no norte do estado, e teve um poema escolhido para participar da antologia poética Liberdade, da editor Chiado Books, de Portugal.

Maximiliano da Rosa é autor do livro de contos "O Land Rover Negro e a Caixa de Drops", disponível em formato físico na plataforma Amazon e no site da editora Selo Jovem, e do romance "Sordidez". Este último  pode ser lido em ebook ou através da plataforma de leitura Wattpad e concorre ao prêmio Wattys 2021.

Confira um dos textos de Maximiliano selecionados para o livro Dicionário do Profundo:

 

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé