Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Onde está Miguel? Buscas continuam

Hoje, 26/08, completa 29 dias das buscas pelo corpo de menino Miguel, de apenas 7 anos. A criança foi jogada no rio Tramandaí pela própria mãe, que confessou o crime. Ela contou com a ajuda da sua companheira, que se diz inocente. Ambas foram denunciadas homicídio triplamente qualificado, tortura e ocultação de cadáver.

Enquanto isso, a população de Imbé e Tramandaí, comovida com esta barbárie e covardia, se pergunta: Onde está Miguel? Quase um mês de busca por terra, ar, mar e lagoas e até agora, nada. Apesar do trabalho infrutífero, o comandante do Corpo de Bombeiros de Tramandaí, Elísio Lucrécio, afirmou que não há uma data limite para o fim das buscas.

Por outro lado, o comandante frisou, em entrevista a um jornal de Tramandaí, que a direção das correntes marítimas mudaram de direção muitas vezes ao longo das últimas semanas. Por isso, a possibilidade de que a criança não esteja mais em nosso litoral é grande.

Assim como aconteceu com o surfista Gustavo há 2 anos, é possível que o corpo possa aparecer em outro estado como Santa Catarina, Paraná e até mesmo no Uruguai. Nesse caso, a Marinha do Brasil já divulgou alertas para que embarcações avisem caso seja avistado o corpo e as autoridades de Imbé sejam avisadas.

Todas as unidades do CBMRS do litoral atuam nas buscas.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé