Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Artista plástico Fábio Santos vai expor na Casa de Cultura de Imbé

Mais um artista foi confirmado no evento realizado pela Casa de Cultura de Imbé, que contará com a presença de diversos artesãos e escritores do litoral, é o nome de Fábio Santos, com longa carreira na área. Após quase dez anos com o advento da pandemia, fechou o Estúdio Meraki em Porto Alegre, voltando-se para desenvolver novos cursos de Pintura Óleo e Serigrafia (focada no setor de estamparia), agora, de forma virtual. Em 2021, mudou-se para o Litoral Norte, em Imbé, e tem como objetivo ser parte ativa na fomentação da cultura local.

Fábio Santos estará presente no dia 27/09/2021 ao lado de outros artistas da região para expor seus trabalhos na Casa de Cultura e Museu de Imbé a partir das 15H30min. Nesse dia também estão expondo seus trabalhos nomes como a artesã Graça Pausen e a bonequeira Ângela Rosa, entre outros. Na área literária o evento contará com sarau e lançamentos de livros. Uma das presenças mais ilustres é a da escritora Leda Saraiva Soares. Ao mesmo tempo, Maximiliano da Rosa e Evanise Bossle autografarão seus livros.

A carreira de Fábio Santos teve início em 1984 e de lá para cá, desenvolveu diverso trabalhos. Devido aos conhecimentos gráficos, atuou na produção e editoração gráfica do livro Vade Mecum de Alice Prati. Ainda na área gráfica desenvolveu em 1989 o conceito gráfico e artístico (criando as capas e design gráfico) do livro Reflexos de Marcus Leigh, de Florianópolis/SC.

O artista, entre idas e vindas, morou em Boa Vista e Porto Alegre. Na capital gaúcha, em 1993, conheceu o grande pintor Iberê Camargo, , travando com ele e D. Maria, sua esposa, uma amizade que perdurou até seu falecimento. Trabalhou em seu Atelier como convidado, observando o mestre em seu dia-a-dia, sendo uma grande fonte de conhecimento e inspiração.

Na sua carreira destaca-se ainda o trabalho na área social. Em 1999 ele deu início à um projeto para alunos iniciantes, em situação de vulnerabilidade social, voltado tanto para pintura óleo quanto serigrafia.

Para saber mais sobre o trabalho do artista basta acessar a sua página no site Devianart.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé