Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Autorizada a vacinação contra covid para crianças a partir de 5 anos

Autorizada a vacinação contra covid para crianças a partir de 5 anos

Nesta quinta-feira (15), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação contra o covid em crianças com idade entre 5 e 11 anos. Até o momento a liberação vale apenas para o imunizante da Pfizer. No entanto o início da vacinação anda não tem data para começar, pois isso depende de questões técnicas, pois a dosagem para essa faixa etária é diferente.

Por enquanto, não há doses prontas no Brasil adequadas para a aplicação imediata em crianças. Até o momento, apenas adolescentes a partir de 12 anos podem receber a vacina.

Segundo a Anvisa a autorização baseia-se em dados que estão disponíveis até o momento. No entanto os resultados são avaliados regularmente. De acordo com a Anvisa a dose da vacina da Pfizer corresponde a 1/3 daquela que é aplicada em adolescentes e adultos. No entanto, não basta apenas diluir a fórmula para aplicar a vacina nos pequenos. A fórmula usada em crianças é diferente.

Além disso não há dados sobre a aplicação junto com outros imunizantes e é recomendado que se observe pelo menos 15 dias de intervalo entre a aplicação da vacina contra covid-19 e outras vacinas que constam no calendário infantil regular.

De acordo com a fabricante da vacina, a eficácia é de mais de 90% e a aplicação é segura em crianças.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé