Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

DECORAÇÃO DE NATAL NO BRAÇO MORTO EM IMBÉ É VANDALIZADA

DECORAÇÃO DE NATAL NO BRAÇO MORTO EM IMBÉ É VANDALIZADA

O que deveria ser um espaço público com decoração temática de Natal virou um cenário para o vandalismo de irresponsáveis. Poucos dias após a instalação, os adereços natalinos que enfeitam o Lago do Braço Morto, no Centro de Imbé, foram parcialmente furtados durante a madrugada da última quarta-feira (15).

Conforme o secretário de Turismo, Desporto e Cultura, Uiraçu Pinto, foram furtados cabos de energia utilizados na iluminação do local, estruturas que representavam Papais Noéis e anjos, e até mesmo as vestimentas de alguns bonecos que enfeitavam o espaço. "Finalizamos a instalação do material no final de semana e, para nossa tristeza, em três dias tivemos essa ação criminosa", desabafou o titular da SETURDEC. Ainda conforme o secretário, o material furtado já está sendo reposto. "O trabalho será concluído até o final de semana", garante.

O prefeito Ique Vedovato também lamentou o ocorrido e pediu a colaboração da população na conservação do material. "Fizemos uma parceria público-privada para garantir a decoração de espaços públicos com elementos natalinos, algo que há muito tempo as pessoas nos pedem. Infelizmente tivemos esse prejuízo que acabou prejudicando uma decoração que deveria ser cuidada e conservada por todos", disse.

A Guarda Municipal reforçará o patrulhamento nos espaços públicos onde os enfeites estão instalados.

-----------------------------------

TEXTO: Talis Ramon

FOTOS: Ivan de Andrade

 

 

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé