Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Escritor do litoral recebe prêmio no Palácio Piratini

Escritor do litoral recebe prêmio no Palácio Piratini

Ontem, dia 13 de dezembro, o escritor Maximiliano da Rosa, morador de Imbé, esteve no Palácio Piratini em Porto Alegre pela manhã. Lá o autor participou da cerimônia de premiação do "Concurso artístico-literário Caminhos de Anita" e recebeu troféu e diploma por ter sido um dos vencedores na categoria Poesia – Público Geral. Na ocasião estiveram presentes também outros laureados vindos de vários rincões do estado e até de Santa Catarina.

A cerimônia contaria com a presença do Governador do estado, Eduardo Leite, mas ele não pode comparecer devido a um conflito de agenda. Com isso ficou a cargo do Adido Cultura do RS César Oliveira a condução do evento. Maximiliano da Rosa recebeu o troféu referente ao certame literários das mãos de Ana Helena de Laux representando a secretaria de cultura do RS Beatriz Araújo.

FEIRA DO LIVRO DE SÃO LEOPOLDO

No fim de semana, o escritor participou do último dia da 35ª Feira do Livro de São Leopoldo, cidade onde passou a maior arte de sua adolescência e idade adulta. Lá Maximiliano da Rosa teve a oportunidade de rever alguns amigos como o escritor, poeta e músico Everton Cidade . Além disso ele aproveitou para autografar o seu livro de contos "O Land Rover Negro e a Caixa de Drops" na banca Glingy.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé