Centro especializado em autismo será inaugurado sábado em Imbé

Acontece neste sábado (16), às 11h, a inauguração do Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe, política destinada a garantir e a promover o atendimento às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento contará com a presença do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza, além da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Conquista do governo municipal junto ao Estado, o novo espaço será referência regional no Litoral Norte no atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, com foco no desenvolvimento pessoal, na inclusão social, na cidadania e no apoio às famílias. A equipe que atuará no espaço será formada por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, educador físico, neuropediatra, neurologista e psiquiatra infantil.

Clique aqui e Siga nosso canal no WhatsApp

De acordo com a secretária Magda Dörr, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a implantação também influenciará na diminuição das filas de espera para atendimento especializado. Ela adianta que a pasta está finalizando a estruturação do espaço, com equipamentos característicos dos atendimentos que serão ofertados. Reconhecido mundialmente como principal símbolo do autismo, o laço colorido em forma de quebra-cabeça está presente na identificação visual do prédio, elaborada pela Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência (SMCT).

“Será um momento histórico para a nossa cidade. Como profissional da saúde, é motivo de muito orgulho inaugurarmos um espaço que será tão importante para as pessoas com autismo e também para os familiares que lidam diariamente com essa realidade e que poderão encontrar neste ambiente acolhedor toda a estrutura que necessitam”, orgulha-se Magda.

“Não medimos esforços para lutar pela concretização desse objetivo. Como prefeito, acredito que é uma das obras mais importantes que poderei entregar à comunidade na área da saúde. Não pela abrangência em si, mas por simbolizar o atendimento de uma demanda que nós jamais prometemos, mas que entendemos ser necessária”, admite Ique Vedovato.

O CAS TEAcolhe funcionará na Avenida Porto Alegre, no 275, no Centro, na antiga sede do Tabelionato, e servirá de referência regional para a 5ª Região de Saúde, que inclui, além de Imbé, as cidades de Tramandaí, Osório, Caraá, Santo Antônio da Patrulha, Cidreira, Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Mostardas e Tavares.

-----------------------------------

📝 TEXTO: Talis Ramon

📸 FOTOS: Ivan de Andrade

Postar um comentário

0 Comentários