Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Filhotes de jacaré são resgatados em propriedade de Tramandaí

Neste último domingo (07) quatro filhotes de jacaré foram resgatados em uma propriedade na cidade de Tramandaí, no litoral norte do RS. O trabalho de captura foi realizado pelo 1° Batalhão Ambiental da Patram de Tramandaí, que foi acionada após os animais terem sido avistados. Cada um media aproximadamente 25 centímetros. Após o manejo, os répteis foram encaminhados ao CECLIMAR em Imbé.   

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

De acordo com a Patram, o veterinário responsável do Ceclimar avaliou o caso e orientou que os animais deveriam ser devolvidos para o seu habitat natural. Assim, os jacarés foram levados para a Lagoa do Armazém e soltos na região do curso d'água. A medida visa preservar a fauna litorânea e obedece a legislação vigente como já aconteceu em outros casos como o do filhote de Capivara que foi visto na beira mar de Tramandaí no mês passado.

Em sua página no Facebook, o "Comando Ambiental da BM/RS publicou: "Voltar à natureza é sempre a primeira opção, obedecendo à legislação ambiental e após avaliação dos animais por um profissional, essa é sempre a melhor alternativa, com o intuito de  restaurar os processos ecológicos, desde que os animais estejam em condições para tal. 

Além de devolver os animais para seu hábitat, essas ações  trazem benefícios na restauração de processos ecológicos, na educação ambiental, com benefícios ainda, ao bem-estar dos seres humanos, contribuindo para  pesquisas de conservação ambiental. "


Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé