Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Forte ressaca faz água do mar invadir ruas em Imbé e Tramandaí


A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca válido0 para todo o litoral do Rio Grande do Sul, desde o Chuí e estendendo-se até o estado de Santa Catarina, na altura da capital, Florianópolis. Com vigência a partir do dia 13 de maio até o meio-dia de sexta-feira, dia 16, a previsão é de formação de ondas entre 2,5 e 3 metros nessa região o litoral brasileiro. 

De acordo com a meteorologia, a ressaca será causada devido à passagem de um ciclone que se formou na costa, entre os estados do RS e SC. A previsão é de ventos com rajadas entre 70 e 100km/h.

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

O alerta é válido para as cidades de Imbé e Tramandaí, entre outras. Nessas duas cidades a ressaca se intensificou na noite do dia 15 de maio. Por volta das 11 da noite fortes ondas já podiam ser vistas a beira-mar. A ressaca invadiu o calçadão em ambas. No lado de Imbé o mar começou a avançar, invadindo as ruas. 

A força da maré trouxe água do mar para dentro do rio Tramandaí, provocando ondas próximo à ponte que divide Imbé da Capital das praias. A ressaca provocou aumento no nível da Lagoa do Armazém, e a água começou a extravasar em direção das ruas do centro da cidade nas imediações do centro de Eventos, deixando moradores preocupados com a possibilidade da água subir a ponto de entrar nas residências. 

Até o momento, ou seja, por volta da meia-noite, não havia esse risco.

Na madrugada desta quinta-feira, 16 de maio, a prefeitura de Tramandaí publicou em suas redes sociais um alerta informando que a Guarda Civil e a Defesa Civil estão monitorando a situação nos bairros próximos à lagoa. 

A prefeitura de Imbé não havia nenhum se manifestado até o momento da publicação desta matéria. 

Confira abaixo o vídeo da ressaca no litoral norte hoje. 


Ressaca na Guia Corrente em Imbé 16/05:



Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé