Destaque
RS tem 10 mortos e 21 desaparecidos por conta das chuvas
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A chuva não dá trégua no estado do Rio Grande do Sul desde o dia 27 de abril. Nos últimos dias diversas cidades do estado já registraram entre 200 e 400mm de precipitação. Por conta do grande volume, foram registrados inundações, deslizamentos de terra, destruição de pontes e, infelizmente, diversas mortes. Até o momento, o número de vítimas está em 10. Ainda há cerca de 21 desaparecidos. Ao todo há quase 3 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas no estado.
Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES
A Força Aérea Brasileira (FAB) está auxiliando no resgate de pessoas atingidas pela chuva no Estado. A organização foi acionada na noite de terça-feira (30) para apoiar os trabalhos em Santa Maria, na Região Central. Dois helicópteros estão realizando sobrevoos e resgate de pessoas em perigo.
Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento (água entrando na casa), a qual foi içada e transportada da região de Candelária até Santa Cruz.
Mortes:
Paverama: homens de 65 e 69 anos, ocupantes de um veículo que tentava atravessar uma área alagada.
Pantano Grande: homem de 59 anos, vítima de descarga elétrica
Itaara: mulher de 48 anos, aguardando informação da circunstância
Encantado: mulher de 45 anos, aguardando informação da circunstância
Salvador do Sul: homem de 47 anos, deslizamento de terra
Segredo: homem de 62 anos, ocupante de veículo que tentava atravessar uma área alagada
Santa Maria: idosa de 85 anos, deslizamento de terra
Se você mora em alguma área de risco, perto de rios ou encostas, busque a prefeitura ou a Defesa Civil de seu município para receber orientações e encaminhamento a abrigos públicos.
Rodovias do Estado foram danificadas ou têm bloqueios. Não é recomendado viajar nessas condições. Se puder, evite pegar a estrada.
PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o MetSul a situação do tempo deve piorar ainda mais nos próximos dias. "O cenário é muito complicado com a perspectiva de mais chuva se somando ao que já choveu, o que fará a situação no Estado crítica com prejuízos materiais consideráveis e elevado risco de perdas de mais vidas humanas", adverte a instituição.
Até sábado (30) a previsão do tempo indica que deve continuar chovendo. Em locais onde a precipitação já é alta, deve chover entre 160 e 300mm. Isso significa um total entre 500 e 700mm de chuva. Isso significa que em apenas uma semana parte do território gaúcho deve ter mais chuva do que costuma cair, em média, em todos os meses do outono somados.
Comentários
Postar um comentário