Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Chuva de mais de 200mm causa estragos no litoral norte do RS

Chuva litoral norte RS
Foto: Rede sociais

Como previsto, fortes chuvas atingiram o litoral norte do Rio Grande do Sul neste fim de semana. A precipitação, que ultrapassou 200mm e foi acompanhada de ventos moderados e raios, causou problemas em vários municípios da área. 

Tramandaí e Capão da Canoa enfrentaram inundações em várias localidades. Não há, por enquanto, relatos de desabrigados. Contudo, moradores de Capão da Canoa informam que a Defesa Civil local não está respondendo aos chamados, deixando a população sem assistência necessária.

Em Imbé, alguns bairros sofreram cortes de energia por algumas horas.

Na região de Maquiné a elevação do nível do rio Forqueta deixou parte da cidade isolada. O prefeito da cidade João Marcos Bassani pediu a todas famílias da região baixa de Maquiné, próximo a Beira-Rio, Ilha e Girassol para que deixassem suas casas. 

Ele informou que a prefeitura disponibilizou ônibus para fazer o transporte dessas famílias até o centro de acolhimento municipal no ginásio Olimpião, localizado ao lado da prefeitura municipal.

No entanto, um dos registros mais dramáticos aconteceu em Dom Pedro de Alcântara na tarde deste domingo, dia 17 de junho. Um deslizamento de terra provocou o desmoronamento de um templo religioso. Felizmente, ninguém se feriu e tudo não passou de um susto. O acidente aconteceu uma hora antes da missa começar.

Deslizamento litoral norte do RS

Através das redes sociais, moradores captaram a situação da chuva mostrando as ruas alagadas. Confira abaixo:

Linha Cerrito em Maquiné completamente isolada pela enchente

Chuva de mais de 200mm causa estragos no litoral norte do RS
Bairro Guarani em Capão da Canoa

Rua Adalberto Tatler
Rua Adalberto Tatler - Capão da Canoa
Alerta

Na noite de domingo (17) a Defesa Civil do RS emitiu um alerta de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas. Válido até as 10h de segunda. 

A orientação para que caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. 

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé