Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Memórias de Tramandaí: Lembra do Barco Tatuíra I e II?

Memórias de Tramandaí: Lembra do Barco Tatuíra I e II?

Quem é de Tramandaí ou frequentou a cidade nos anos 90 e 2000 certamente se lembra do icônico Barco pesqueiro Tatuíra 'navegando' pelas ruas. Isso mesmo, o Tatuíra, um barco anfíbio (capaz de transitar tanto por terra quanto por água), criado pelo empresário Guido Muller para não ter que esperar a maré baixar para ancorar.

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

Ver aquele belo barco percorrendo as avenidas e ruas de Tramandaí e Imbé era um grande evento, proporcionando alegria à população durante duas décadas. Além de encantar os moradores e visitantes, o Tatuíra teve um papel importante, prestando serviços à Petrobrás.

A novidade foi tão grande que o Barco virou matéria no Fantástico: “Por onde o Tatuíra passa todo mundo para pra ver”, assim descrevia o inicio da reportagem.

O Tatuíra não era a única criação de Guido Muller. Ele também desenvolveu  o Tatuíra II e diversas outras embarcações anfíbias que estão espalhadas pelo país. O último projeto do engenheiro foi o HidroBus, um ônibus anfíbio projetado para passeios turísticos. O legado de Guido Muller vive através de suas inovadoras criações, que continuam a impressionar e inspirar.

Seu Guido faleceu em julho de 2023, mas deixou um legado e muitas lembranças do seu trabalho.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé