Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Rumores de ataque em escola são desmentidos em Imbé

Durante essa quarta-feira (12) circularam na cidade de Imbé rumores de um ataque ocorrido na escola Olavo Bilac. Os boatos foram reforçados por conta da movimentação de helicópteros que sobrevoaram a cidade durante a tarde. Segundo informações da BM, no entanto, as aeronaves eram parte de uma ação da CRPO Litoral em busca de traficantes na região. Diante das notícias falsas, a EMEF Olavo Bilac usou seu perfil no Facebook para tranquilizar os pais e desmentir a informação. Confira a nota divulgada pela direção:

"Senhores Pais:

A EMEF Olavo Bilac comunica que está tudo tranquilo na escola. Os boatos que surgiram de um ataque na tarde de hoje são falsos, não houve nenhum episódio com os alunos. Estamos com os portões fechados, a guarda municipal e a patrulha escolar estão fazendo a ronda. A Direção."

A prefeitura de Imbé, por sua vez, publicou uma nota pedindo para que a população tenha cuidado e não divulgue notícias falsas, evitando transtornos e ressaltou que "o município jamais deixará de informar qualquer situação de violência que porventura ocorra em uma das nossas escolas."

Além disso, como parte de medidas de prevenção, o município divulgou que a partir desta quinta-feira (13) cada escola de Imbé contará com a presença de um vigia patrimonial em tempo integral. As ações foram decididas por conta dos ataques ocorridos em São Paulo, Santa Catarina e a descoberta de um possível ataque que estaria sendo planejado por um adolescente em Maquiné.

Texto: Maximiliano da Rosa

Foto: Ivan Andrade / Prefeitura de Imbé

 

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé