Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Filhote de boto é fotografado pela primeira vez no litoral do RS

Filhote de boto é fotografado pela primeira vez no litoral do RS
Foto: Elisa Ilha

A equipe do Projeto Botos da Barra tirou a primeiro foto do novo habitante do rio Tramandaí. Trata-se de um filhote de boto nascido há alguns meses. Nas imagens tiradas no dia 26 de abril de 2024 é possível ver o pequeno cetáceo nadando ao lado da sua mãe e outros seis indivíduos da espécie. 

O filhotinho já era conhecido dos pescadores da região, mas até o momento não havia sido feito um registro fotográfico do animal. Ele foi avistado pela primeira vez pelos pescadores em dezembro de 2023. Os filhotes dos botos-de-Lahille nascem com mais ou menos 1, 2 metros, geralmente nos meses entre a primavera e o verão.

Neto da "Geraldona", o novo integrante da família é filho da "Rubinha" e está sendo chamado de "Flipper". O nome, no entanto, é provisório, pois não se sabe ainda qual é o seu gênero. Caso seja verificado no futuro que trata-se de uma fêmea, ele poderá ser batizado com outro. O nome escolhido pelos pescadores foi "Estrelinha". No entanto, o nome pode mudar em razão das características físicas do animal.

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

Há poucos dias, a equipe do Projeto Botos da Barra do Rio Tramandaí havia registrado belas imagens do boto "Escurinho" durante sua atividade com os pescadores e foi flagrado num lindo voo.

Comentários

  1. Meus pai e pescador da barra e todos estao chamando o filhote de princesa e oque ele comenta em casa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé