Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Dique da FIERGS extravasa em Porto Alegre. Prefeito pede que moradores do Sarandi e região deixem suas casas

Dique da FIERGS rompe em Porto Alegre. Prefeito pede que moradores do Sarandi e região deixem suas casas

O Dique da Fiergs (Barragem Sarandi) não rompeu na tarde deste sábado (4) em Porto Alegre. Inicialmente a informação de que isso teria acontecido foi publicada no jornal Correio do Povo, mas acabou desmentida pelo Centro Integrado de Coordenação de Serviços, órgão de monitoramento da prefeitura de Porto Alegre em uma postagem no X às 16h28:

"Importante informação sobre o dique próximo à FIERGS. A estrutura NÃO se rompeu. Ela está extravasando, assim que acontece desde a manhã.

As equipes da Prefeitura permanecem no local e atuam na remoção e orientação de famílias, bem como monitoramento do dique."

Durante os últimos dia o local estava sendo monitorado pela Defesa Civil e prefeitura. Para impedir que o pior aconteça, a prefeitura da capital gaúcha providenciou reforços com sacos de areia e engenheiros garantiram ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que a situação estava sob controle e que não havia risco de rompimento. 

No entanto, as tentativas de contenção da água falharam e começou um grande extravasamento (transbordamento). O aumento na vazão da água assustou os moradores da região e autoridades orientam que moradores evacuem os bairros mais próximos.

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

De acordo com reportagem do jornal Correio do Povo, a situação nas proximidades do dique por volta das 16 horas, na av. Assis Brasil era de caos, com pessoas fugindo e carros transitando na contramão. Equipe da EPTC e do exército tentam orientar a população. Há o alerta para que moradores do bairro Sarandi, Santa Rosa de Lima e parte da Rubem Berta procurem abrigo. Moradores das comunidades Asa Branca, Minuano, Vila Elizabeth e Nova Brasília devem deixar os locais.

Leia também

Nível do Rio Guaíba chega a 5,04 metros na manhã deste sábado. 

Dezenas de caminhões estão neste momento trabalhando para conter a vazão da água com pedras na tentativa de atrasar a inundação para aumentar o tempo de evacuação da população.

Em suas redes sociais o prefeito pede que os moradores deixem suas casa e procurem abrigo da Prefeitura. Na zona norte tem o Centro Vita, na Av Baltazar de Oliveira Garcia, e quem precisar um ponto de referência para ser encaminhado para os abrigos devem procurar a Escola Salsano Vieira da Cunha. Confira abaixo o mapa da zona que poderá ser afetada por conta do extravasamento do dique da Fiergs:

Dique da FIERGS rompe em Porto Alegre

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé