Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Previsão do tempo: vai esfriar e voltar a chover no RS nos próximos dias

Previsão do tempo: vai voltar a chover no RS

Após dois dias de calmaria, a instabilidade do tempo deve retornar ao Rio Grande do Sul na quarta-feira (08). Meteorologistas indicam a formação de um ciclone extratropical ao sul do continente, que, embora não deva cruzar o estado, provocará ventos fortes em todas as regiões, com velocidades entre 60km/h e 70km/h. O fenômeno também trará uma frente fria, que virá acompanhada de temporais.

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

Espera-se que as chuvas comecem pela manhã no sul do estado e, conforme a frente fria se desloca, a Metade Norte será afetada.

Os maiores volumes de chuva esperados são para Rio Grande (50mm), Porto Alegre (30mm), Campo Bom (30mm) e Santa Maria (30mm). Em alguns municípios, mesmo que os valores sejam baixos, a situação é preocupante.

Se reside em área de risco, próxima a rios ou encostas, evacue imediatamente. Procure as autoridades locais para orientações e direcionamento para abrigos públicos.

As estradas do estado sofreram danos ou estão bloqueadas. Viagens não são recomendadas nessas condições. Evite passar por áreas inundadas, seja de carro ou a pé.

O alto volume de precipitações causou estragos e prejuízos incalculáveis em grande parte do RS. Em Porto Alegre o nível do rio Guaíba subiu tanto que superou a alta da grande enchente de 1941.Diversos bairros da capital estão inundados como parte da zoa norte após o extravasamento do dique da Fiergs.

Em São Leopoldo, o nível do Rio Do Sinos chegou perto da marca de 10 metros e também transbordou, deixando todo o centro da cidade embaixo d'água. As cheias também atingiram divers bairros da cidade deixando desabrigados em Na Campina, São Miguel e Vicentina, entre outros.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé