Destaque

Origem do nome de Tramandaí e emancipação

Origem do nome "Tramandaí" O nome "Tramandaí" tem raízes na língua tupi-guarani, e sua etimologia é objeto de diversas interpretações. Entre os significados mais citados estão "rio dos meandros", "rio do roedor" (referindo-se à presença de capivaras e ratões-do-banhado), "o lugar que se cerca para colher" (relacionado à pesca com redes) e "rio para pescar bagres", derivando das palavras "tar" (colher) e "mandi" (bagre) . A grafia do nome também apresenta variações em documentos antigos, como Taraman, Tramandi, Termandi, entre outras, refletindo a evolução da língua e da cultura local ao longo dos séculos . Emancipação de Tramandaí A emancipação de Tramandaí é um marco importante na sua história, ocorrendo em 24 de setembro de 1965, quando emancipou-se do município de Osório. O processo de emancipação foi impulsionado pelo crescimento populacional e pela necessidade de uma administração local mais eficiente,

Escritor de Imbé é selecionado para participar de Antologias em Curitiba e Rio de Janeiro

Escritor de Imbé é selecionado para participar de Antologias em Curitiba e Rio de Janeiro

O escritor de Novo Hamburgo, Maximiliano da Rosa, residente em Imbé, foi escolhido para participar de duas prestigiadas antologias literárias. A primeira, uma coletânea de poemas com o amor como tema central, intitulada "O Amor é um Grito", está sendo organizada pela editora "Toma Aí Um Poema" de Curitiba e será lançada por meio de financiamento coletivo no site Benfeitoria. Até o momento, a campanha já superou 163% do objetivo financeiro para custear a impressão e a divulgação do livro. Maximiliano contribui para a coletânea com seu poema "Amor é Roma" ao lado de poetas de todo o Brasil.

Para mais informações, acesse o site da campanha de financiamento no site Benfeitoria.

Adicionalmente, o autor gaúcho foi selecionado para a Antologia Tchê com sua poesia "ENTULHOS", uma iniciativa do Selo Off Flip que busca compilar contos, crônicas e poemas de escritores brasileiros. O projeto não só promove a literatura, mas também tem a missão de auxiliar a comunidade de escritores, livrarias e editoras afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, oferecendo prêmios em dinheiro. Os melhores trabalhos do país serão recompensados com R$ 24 mil, enquanto os autores gaúchos concorrem a R$ 9 mil.

Informações adicionais, incluindo a lista de autores selecionados, estão disponíveis no site da Antologia Tchê.

Siga nosso canal no WhatsApp e FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

Perfil

Maximiliano da Rosa, 51 anos, natural de Novo Hamburgo, RS, tem uma trajetória marcada por diversas antologias e prêmios literários. Autor de vários títulos, seus lançamentos mais recentes incluem o romance "Matilha Urbana de Desvalidos" (Opera Editorial, 2023) e a coletânea de poemas "O som disforme das crenças confeitadas", selecionada pelo edital de publicação de obras literárias da prefeitura de Atibaia/SP em 2023.

Comentários

Popular Posts

Tuco-tuco é flagrado nas dunas de Tramandaí

Lontra é flagrada se alimentando na barra do Rio Tramandaí

Stok Center vai abrir unidade em Imbé